Seja um gerente de escritório ou um líder de projeto, todos os bons líderes exigem uma série de habilidades suaves para ajudá-los a interagir positivamente com funcionários ou membros da equipe. Os empregadores procuram essas habilidades nos candidatos que contratam para cargos de liderança.
Aqui estão as 10 melhores habilidades que fazem um líder forte no local de trabalho.
Top 10 Liderança Soft Skills
1. Comunicação
Como líder, você precisa ser capaz de explicar clara e sucintamente aos seus funcionários, desde objetivos organizacionais até tarefas específicas.
Os líderes devem dominar todas as formas de comunicação, incluindo conversas individuais, departamentais e de pessoal completo, bem como a comunicação via telefone, e-mail e redes sociais.
Uma grande parte da comunicação envolve a escuta. Portanto, os líderes devem estabelecer um fluxo constante de comunicação entre eles e seus funcionários ou membros da equipe, seja através de uma política de porta aberta ou conversas regulares com os trabalhadores. Os líderes devem se disponibilizar regularmente para discutir questões e preocupações com os funcionários.
2. Motivação
Os líderes precisam inspirar os seus trabalhadores a fazerem uma medida extra para a organização deles; apenas pagar um salário justo aos funcionários geralmente não é inspiração suficiente (embora seja importante também). Existem várias maneiras de motivar seus trabalhadores: você pode desenvolver a auto-estima dos funcionários através de reconhecimento e recompensas, ou dando aos funcionários novas responsabilidades para aumentar seu investimento na empresa.
Você deve aprender quais motivadores funcionam melhor para seus funcionários ou membros da equipe para incentivar a produtividade e a paixão.
3. Delegando
Os líderes que tentam assumir muitas tarefas sozinhos terão dificuldade em fazer qualquer coisa. Esses líderes muitas vezes temem que a delegação de tarefas seja um sinal de fraqueza, quando na verdade é um sinal de um líder forte.
Portanto, você precisa identificar as habilidades de cada um de seus funcionários e atribuir deveres a cada funcionário com base no seu conjunto de habilidades. Ao delegar tarefas aos membros da equipe, você pode se concentrar em outras tarefas importantes.
4. Positividade
Uma atitude positiva pode percorrer um longo caminho em um escritório. Você deve ser capaz de rir de si mesmo quando algo não vai bem como planejado; Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho feliz e saudável, mesmo durante períodos ocupados e estressantes. Atitudes simples, como pedir aos funcionários sobre seus planos de férias, desenvolverão uma atmosfera positiva no escritório e aumentarão a moral entre os membros da equipe. Se os funcionários sentem que eles trabalham em um ambiente positivo, eles serão mais propensos a querer estar no trabalho e, portanto, estarão mais dispostos a colocar as longas horas quando necessário.
5. Confiabilidade
Os funcionários precisam ser capazes de se sentir à vontade para chegar ao gerente ou líder com perguntas e preocupações. É importante para você demonstrar sua integridade – os funcionários só confiarão nos líderes que eles respeitam. Ao ser aberto e honesto, você encorajará o mesmo tipo de honestidade em seus funcionários.
6. Criatividade
Como líder, você tem que tomar uma série de decisões que não possuem uma resposta clara; você, portanto, precisa ser capaz de pensar fora da caixa.
Aprender a tentar soluções não tradicionais, ou a abordar problemas de formas não tradicionais, irá ajudá-lo a resolver um problema, de outra forma, insolúvel. A maioria dos funcionários também ficará impressionado e inspirado por um líder que nem sempre escolhe o caminho seguro e convencional.
7. Feedback
Os líderes devem constantemente procurar oportunidades para fornecer informações úteis aos membros da equipe sobre seu desempenho. No entanto, há uma linha fina entre oferecer conselhos e assistência aos funcionários, e micromanaging. Ao ensinar os funcionários a melhorar seu trabalho e tomar suas próprias decisões, você se sentirá mais confiante para delegar tarefas em sua equipe.
8. Responsabilidade
Um líder é responsável pelos sucessos e falhas de sua equipe. Portanto, você precisa estar disposto a aceitar a culpa quando algo não corre corretamente.
Se seus funcionários veem seus líderes apontando os dedos e culpando os outros, eles perderão o respeito por você. Aceite erros e falhas e, em seguida, crie soluções claras para melhorias.
9. Compromisso
É importante que os líderes sigam o que eles concordam em fazer. Você deve estar disposto a colocar as horas extras para completar uma tarefa; Os funcionários verão esse compromisso e seguem seu exemplo. Da mesma forma, quando você promete a sua equipe uma recompensa, como uma festa de escritório, você sempre deve seguir. Um líder não pode esperar que os funcionários se comprometam com seu trabalho e suas tarefas se ele ou ela não pode fazer o mesmo.
10. Flexibilidade
Perturbações e mudanças de última hora sempre ocorrem no trabalho. Os líderes precisam ser flexíveis, aceitando as mudanças que se aproximam. Os funcionários irão apreciar a sua capacidade de aceitar mudanças no passo e criativamente resolver problemas.
Da mesma forma, os líderes devem estar abertos a sugestões e comentários. Se sua equipe não está satisfeita com um aspecto do ambiente de escritório, ouça suas preocupações e esteja aberta para fazer as mudanças necessárias. Os funcionários apreciarão a capacidade de um líder aceitar comentários apropriados.